segunda-feira, 4 de abril de 2011

DIARIO DE UM ATENDIMENTO (MARCAR CONSULTA) NO HOSPITAL REGIONAL DE CZS

Aos dias 01 de abril de 2001, sai de casa por volta das 04h45min com o intuito de marcar uma consulta no Hospital Regional de CZS, cheguei ao referido hospital as 04h58min ocupando um dos primeiros lugares na fila (entre os 20 primeiros) se comparado com a totalidade de pessoas presentes na fila ao inicio do atendimento, por volta das 07horas, cerca de 150 pessoas. Fui atendido por volta das 07h40min, porém, a consulta foi marcada para meados do mês de maio do corrente ano, mesmo assim e por ser um dos primeiros da fila acredito que fui atendido cedo, porém, ali permaneceram inúmeras pessoas na fila e um atendimento muito lento.

O DESRESPEITO AO CIDADÃO
Em pleno século XXI, um século em que a tecnologia tem superado todos os seus limites. Qual motivo de nossos governantes através dos seus gestores permanecerem massacrando o cidadão, aquele que sustenta a maquina estatal?
O desrespeito se dá pelo fato em que ali percebemos que aquelas pessoas que saem de suas residências de madrugada, terem gastos extras para pagar um transporte, pois se aguardarem o coletivo quando chegarem ao hospital não conseguirá marcar suas consultas, ainda tem que permanecer em enormes filas, no tempo, sem assentos, sem um controle quanto à ordem de chegada o que muita das vezes gera confusão no local. Nos casos mais graves (as especialidades) a consulta só é marcada no inicio do mês, dia que gera as maiores filas, esses pacientes tem que submeter-se a essas situações para receberem o devido atendimento. 

O ATENDIMENTO
Em se tratando do atendimento por parte daqueles profissionais, até se percebe que existe boas intenções, porém, não são suficientes para a realização de um atendimento humanizado e que atenda aos anseios daquelas pessoas num momento de doença em sua vida.

POR QUE EM ALGUNS CASOS A CULSULTA SÓ PODE SER MARCADA NO INICIO DO MÊS?
Aparentemente só existe uma justificativa para tal procedimento, pelo motivo que se essas consultas fossem marcadas todos os dias logo nos primeiros meses teriam completado toda a demanda do ano, e isso mostraria claramente que o referido hospital não supriu a demanda, porém, da forma como são marcado algumas consultas, muitas pessoas que não conseguem marcar no primeiro dia de cada mês muita das vezes, buscam outras alternativas, alguns desistem e outros até mesmo não suportam esperar o inicio do mês para marcar a consulta e finda por ir a óbito.
   
IDÉIAS
Ao invés de terem várias pessoas dando opiniões aos dois ou três atendentes, não seria bem melhor providenciar mais computadores e realizarem o atendimento de marcar exames e consultas. Que tal abrir as portas do hospital (no horário que elas chegam) para as pessoas aguardar dentro do local? Por que não colocar senhas para o atendimento? Que tal cadeira para as pessoas se acomodar?

Nenhum comentário: